Floripa e TechRoad vencem Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio Nacional de Inovação para os ecossistemas de grande porte do Brasil foi assegurado para o Techroad, programa de atração de investimentos em tecnologia para a região Sul, do qual também fazem parte os ecossistemas de Caixas do Sul (RS) e Joinville (SC), além de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A capital catarinense venceu na categoria ecossistema de inovação de grande porte, que teve também como finalistas Curitiba e Porto Alegre. O Prêmio Nacional de Inovação teve seu resultado divulgado na noite de terça-feira (26) em São Paulo. Outras iniciativas e empresas do Sul também foram contempladas. No total, a região foi contemplada em seis categorias no Prêmio Nacional de Inovação.

Além do prêmio ao ecossistema de grande porte, Santa Catarina venceu em outras quatro categorias. A empresa Nanoscoping, de Florianópolis, venceu em duas categorias entre as pequenas empresas: Inovação de Produto e Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho. Além disso, Letícia Mazzarino, co-fundadora da Nanoscoping, conquistou o prêmio na categoria Pesquisador Inovador. Já a Christal, de Timbó, conquistou o prêmio de Inovação para Sustentabilidade entre as médias empresas. Coube ao Rio Grande do Sul uma distinção: o Pro Move Lajeado foi reconhecido como o melhor ecossistema de inovação de pequeno porte.

O prêmio é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além da premiação, os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional. Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *