YouTube matará recurso de anotações para abraçar de vez a era mobile

16 de março de 2017 Comentário(s)
YouTube matará recurso de anotações para abraçar de vez a era mobile
Shares 6

O YouTube anunciou nesta quinta (16) que o famoso recurso de anotações deixará de funcionar para sempre em breve, mesmo no desktop. Famoso por permitir que os produtores de conteúdo fizessem anotações com informações extras, correções, o recurso só tinha utilidade na versão desktop e isso começou a virar um problema.

Tudo porque a grande maioria da audiência já consome o conteúdo da plataforma de vídeos em dispositivos móveis como smartphones e tablets — mais de 60%, segundo o blog do YouTube. Nestes aparelhos, o tradicional bloco de anotação não é dinâmico, por isso não é exibido. Outro argumento é de que um usuário médio acaba fechando 12 anotações antes de clicar em uma, métrica que demonstra grande rejeição.

E como será agora?

As soluções substitutas já existem há dois anos e se chamam Tela Final e Cartões, que funcionam muito bem tanto no ambiente desktop como no mobile. A mudança não é uma surpresa e já vem acontecendo num intervalo grande de tempo. O próprio YouTube garante que o uso de Anotações caiu 70% desde que a Tela Final e os Cartões foram introduzidos.

Contudo, a solução não é extremamente perfeita: os Cartões só aparecem do lado direito do vídeo e a Tela Final só exibe links para vídeos, playlists e botões de inscrição por até 30 segundos do vídeo. Vale lembrar ainda que os espectadores que acessam conteúdo da plataforma de apps pela TV estão de fora e ainda não têm como usar esses recursos, nem mesmo com o dispositivo Chromecast.

O início da desativação das anotações se iniciará a partir do dia 2 de maio, no qual você não poderá mais adicionar e nem editar mais as anotações antigas. Será possível apenas deletá-las. E assim caminha a evolução do maior ecossistema de vídeos do mundo.

Fonte(s): Blog de Criadores Oficial do YouTube

Comentários

Fundador e ex editor-chefe dos produtos TecMundo e Mega Curioso, trabalho com internet desde 2003. Sou extremamente apaixonado por tecnologia, produtos eletrônicos e video games, acompanhando e participando ativamente deste mercado. Integrante da equipe Techroad, acredito que um conteúdo excelente pode se transformar em conhecimento e enriquecer culturalmente toda a sociedade.