AMD apresenta novos processadores Naples dedicados para servidores e datacenters

7 de março de 2017 Comentário(s)
AMD apresenta novos processadores Naples dedicados para servidores e datacenters
Shares 14

A AMD deu um passo significativo para o mercado de servidores e datacenters com um olhar ainda mais detalhado no próximo CPU de alto desempenho, com o codinome “Naples”.

Desenvolvido com o objetivo de romper o status quo e a escalabilidade através da nuvem e configurações de servidor local tradicional, o “AMD Naples” fornece a engine de processamento dos conceituados “Zen” x86 com configurações líderes de indústria de até 32 núcleos.

Ele possui largura de banda de memória superior e o número de canais de input/output de alta velocidade em um único chip AMD Naples.

Os primeiros processadores estão programados para estarem disponíveis no Q2 2017, com disponibilidade de volume de crescente na segunda metade do ano através de parceiros de canal e OEM.

“Hoje temos o primeiro marco alcançado pela AMD, reafirmando sua posição como uma empresa inovadora no datacenter e devolvendo a escolha para os clientes de CPUs de alto desempenho para servidores”, disse Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral da empresa, Enterprise, e unidade de negócio incorporado Semi-Custom da AMD. “‘Naples representa uma abordagem completamente nova para apoiar os requisitos de processamento maciço do datacenter moderno. Este inovador system-on-chip oferece as características originais de alto desempenho necessárias para tratar de ambientes altamente virtualizados, enormes conjuntos de dados e cargas de trabalho novas e emergentes.”

O novo processador AMD para servidores excede a oferta dos mais competitivos de hoje em parâmetros críticos, com 45% mais cores, capacidade 60% maior de input / output (I/O) e memória de 122% mais largura de banda.

“É emocionante ver a AMD de volta na conversa sobre servidores com um novo CPU e uma boa estratégia de porquê ele é o processador certo para o datacenter moderno e para a época de computação em nuvem”, disse Matt Eastwood, vice-presidente sênior, infra-estrutura de Enterprise e Datacenter da IDC. “Olhando para os detalhes anunciados hoje do produto, parece ser uma combinação atraente que dará aos compradores de TI uma nova opção a considerar ao fazer sua próxima atualização.”

Características do Naples

  • Um sistema altamente escalável, design de SoC (System on Chip) de 32-núcleos, com suporte para duas threads de alto desempenho por núcleo.
  • Líder na indústria de largura de banda, com 8-canais de memória por dispositivo “Napples”. Em um servidor de 2 soquetes, suporte para até 32 DIMMS de DDR4 em 16 canais de memória, entregando até 4 terabytes de capacidade de memória total.
  • O processador é um SoC completo com I/O totalmente integrado, de alta velocidade, suportando 128 lanes de PCIe® 3[4], eliminando a necessidade de um conjunto de chips separado.
  • Uma estrutura de cache altamente otimizado para computação eficiente de alto desempenho, e computação eficiente de energia.
  • AMD Infinity Fabric interconectados coerentemente para duas CPUs “Naples” em um sistema de 2 soquetes.
  • Hardware de segurança dedicado.

Fonte(s): AMD

Notícias Relacionadas

Comentários

Entrei no mundo dos computadores em 1987. Fui redator e editor do TecMundo e do TecMundo Games e sou completamente apaixonado por games, tecnologia e negócios.